Moda e comportamento



Trajes e Eventos
Certamento você ja recebeu algum convite indicando um padrão de se vestir, esse
tipo de convite é feito justamente para que ninguem fique deslocado, ou seja todos estejam devidamente adequados a ocasião. Lembrando que quando vamos a uma festa a intenção é homenagear quem nos convidou, por isso seja educado e cumpra o que pede o convite.
             Aqui no Atelier é muito comum as clientes me questionarem referente a esse tipo de convite, eu sempre procuro orienta-lás, lendo um de meus livros
( Moda Artesanal brasileira na visão de um personal stylist - Titta Aguiar ),
encontrei várias dicas e resolvi compartilhar com vocês.



Black tie
 ou habiller / rigor / gala/ tenue de soirée / cravate nere
Black TieIndicações: recepção de gala, jantares sofisticados, óperas, grandes comemorações, bailes. 

Tecidos: bordados em pedraria, brilhos, musselina, cetim, rendas finas, chamalote, tafeta de seda, veludo, brocado, shantung, georgette,zebelina.
 
Tipos de roupa: transparência, decotes, fendas, brilhos, vestidos longos ou curtos, porém extremamente sofisticados.
 
Acessórios: Saltos altos e finos, bolsas de mão (delicadas, metalizadas, bordadas, pluma ou tecido luxuosos), jóias suntuosas ou bijuterias finas, estolas, sandálias de cetim bem sofisticadas.
                                                         Justificativa: puro glamoour! Inspiri-se em divas     de  outras eras. É o traje das grandes festas, das noites de gala.



traje solene
Traje solene

Indicações: eventos solenes, como posses de cargos importantes, repecepções em embaixadas, cerimônias em academias de artes.

Tecidos:
crepe, linho, seda, renda, musselina.
 

Tipos de roupa:evite vestidos curtos ou longos demais, opte por modelos de comprimento médio.
 
Acessórios: delicados e finos. Evite usar chapéu e muitos acessórios ao mesmo tempo.

 
Justificativa: respeite a ocasião, vista-se sem exageros. Sobriedade e elegância são as palavras-chave.
 













 
O estilo é a extensão da pessoa

Toda pessoa tem um estilo baseado em sua história de vida, profissão,
idade, local onde mora, biotipo, hobby.

Estilo e Moda são duas coisas distintas. A Moda é o reflexo da cultura do momento, são as tendências difundidas pelos estilistas em todo o mundo. O estilo é a expressão pessoal de quem somos, a expressão do caráter, a relação com o mundo á nossa volta; tem conteúdo pessoal, pois tiramos da moda somente aquilo com o que nos identificamos. O estilo pessoal reflete na roupa as mudanças que se passam em nossas vidas.

Há pessoas que são vítimas da moda, escravas de marcas e tendências,
perdendo a criatividade e o estilo pessoal.
Hoje o modo de usar a roupa é bem mais importante do que a grife dela.

Você sabe qual o seu estilo predominante?

Faça o teste e descubra qual o seu estilo predominante, é rapido e ira  lhe ajudar muito.

Para abrir ou baixar o teste clique no link abaixo:
https://sites.google.com/site/angelitadeluca/download/tiposdeestilo.pdf?attredirects=0&d=1

Fonte: Livro Personal Stylist de Titta Aguiar

 Obs: Em breve estarei postando idéias de looks para cada estilo e ocasião.

      Existem sete estilos diferentes de se vestir:
  • Esportivo Natural     
  • Romântico
  • Elegante
  • Tradicional
  • Sexy
  • Criativo
  • Moderno
    E entre esses estilos existe uma vizinhança:
  • Tradicional - vizinho: elegante
  • Elegante - vizinho: tradicional / moderno
  • Moderno - vizinho: elegante / criativo
  • Criativo - vizinho: moderno
  • O estilos esportivo, sexy e romântico são avulsos, ou seja, não têm vizinhança.
   Os estilos esportivo, elegante e tradiconal são denominados clássicos por serem convencionais e eternos.    São idéias para criar e coordenar o guarda-roupa.

Tipo Físico

As formas do corpo variam de pessoa para pessoa; duas pessoas podem usar o mesmo número de roupa, mas ter formato de corpo diferente, pois além da variedade de etinia há a miscigenação.
Glória Kalil define bem o jogo das proporções:
"O curto deve alongar
o longo deve esticar para os lados
o estreito pede mais volume
o avantajado precisa esconder-se".

QUE TIPO DE CONSUMIDOR DE MODA É VOCÊ?
Multiplicador, Seguidor, Funcional ou Independete?

Esses são os quatro perfis do consumidor do vestuario identificados pela pesquisa realizada pelo lemi, por meio de seu Núcleo de Inteligência de Mercado.A pesquisa, que teve como foco a última compra, comparou o comportamento de compra desses consumidores e sua ocorrência na população, permitindo avaliar o interesse que essa categoria de produto, carregada de glamour e apelos emocionais, desperta nos brasileiros.
Será que você é multiplicador?
Os multiplicadores são os primeiros a comprar novidades, antes mesmo de se tornarem moda.Valorizam marcas,estilo e qualidade, e se dispõem a pagar mais por isso.Gostam de se diferenciar e estar sempre á frente dos outros consumidores, e fazem questão de propagar o que é novo e bom em seus grupos de convívio.Embora não sejam profissionais da área, monitoram vitrines e marcas, adoram frequentar eventos de moda e antever tendências.Apesar de ocorrerem com maior frequência nas classes A e B1, eles estão presentes em todas as faixas de poder de compra e em grupos jovens entre 15 e 24 anos.Os multiplicadores são também os que mais compram roupas para o uso próprio e os que menos compram para os familiares.

Se você gosta muito de moda e de consumir roupas, mas não chega a ser multiplicador, talvez você seja um seguidor.Esse grupo é formado por consumidores que adoram comprar produtos da coleção, embora prefiram o que já é moda.Valorizam mais o estilo do que a qualidade,buscam marcas que reflitam sua personalidade, mas aceitam trocá-las para ter o mesmo produto um pouco mais barato.Mesmo assim, não compram em promoções, gostam de moda, são antenados e acompanham o assunto na mídia.Os seguidores apresentam uma porcentagem bastante esquilibrada entre homens e mulheres, representam 39% da população brasileira e se concentram nas classes B2 e C, com idade entre 24 e 35 anos.

Os consumidores que se preocupam mais em estar bem-vestidos do que na moda são considerados funcionais.Eles são práticos,procuram o equilibrio entre preço e qualidade e preferem fazer suas compras em épocas de liquidação, quando os preços já estão mais acessíveis.Os funcinarios, apesar de estarem sempre bem-vestidos, não tem influência entre as pessoas de seu convívio.Representam 50% da população e são mais frequentes nas classes B2 e C, com idade entre 25 e 34 anos.

Os independentes da moda representam 8% da população e não se importam com marcas de roupa ou tendências de moda, buscam apenas conforto e praticidade pelo melhor preço.São mais frequentes nas classes B2 e C, em geral homens maduros acima de 35 anos, e chegam a gastar quase quatr vezes menos do que um multiplicador.Os independentes podem efeutar suas compras em qualquer fase de vida dos produtos, uma vez que sua decisão não depende das novidades do mercado.

fonte: Revista Costura Perfeita
Por Marcelo V.Prado